sábado, 10 de julho de 2010

Desejo


Essa minissérie foi produzida pela Globo em 1990. Baseada no livro de uma das filhas de Anna de Assis. Dirigida por Wolf Maia e escrita por Glória Perez.
História baseada em fatos reais e uma das maiores tragédias que abalou o Brasil. Talvez a maior tragédia da vida real que eu já tive conhecimento. Imaginem...uma mulher trai o marido com um rapaz 17 anos mais novo (ela, 34 e ele, 17) e com ele tem um caso que durou muito tempo. Ela tem dois filhos do amante, ainda casada com o marido. O marido descobre, tenta matar o amante e acaba morto pelo amante. O amante é preso, a mulher tem outro filho com ele, ainda na cadeia. Os filhos do primeiro casamento se separam e perdem tudo da noite para o dia. Perderam o pai, a mãe, a presença constante dos irmãos, o lar, o ambiente familiar. O amante é absolvido por legítima defesa, sai da cadeia e se casa com a mulher. E quando você acha que pior do que isso não pode ficar... o filho do meio do cara que foi assassinado, tenta matar o amante (agora marido) e é morto pelo amante. E o pior não é isso...o pior é que ELA FICA COM O CARA DEPOIS DELE TER MATADO O FILHO DELA. Um amor assim que rompeu todas as barreiras vai sobreviver a tudo, não é mesmo? Não...essa história construída sobre tanto sofrimento só podia acabar mal. Quando ela fica velha, ele a trai. A melhor frase da minissérie é quando ela diz a ele: " Você é o único homem do mundo que não podia prevaricar". Essa história não é trágica demais??? Aí eles colocam a Vera Fisher pra viver a Anna de Assis e o Guilherme para viver o Dilermando só pra gente torcer pra eles (como eu fiz da primeira vez que vi). Hoje, vinte anos depois, eu, casada digo que fiquei com nojo dessa história e o que é mais difícil de imaginar é como uma mulher sacrificou tanto os filhos dela por causa de outro homem. Nada justifica fazer os filhos sofrerem. Quem mais deve zelar pelos filhos são os pais. Se os pais não fazem isso, quem dirá o mundo??? Hoje eu vejo Anna de Assis como falsa, mentirosa, manipuladora e egoísta. Toda vez Saninha ia justificar o que fez, dizendo que fez por amor e etc., mas sua mãe lhe diz: "O que está acima de tudo é o DEVER". Dever que ela deveria levar a sério: fidelidade ao marido, zelo pela casa e pelos filhos, etc.
Tarcísio Meira está maravilhoso como Euclides da Cunha. Outras ótimas atuações: Deborah Evelyn, Natália Timberg e Marcus Winter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário